Onde anda Renato Rocha, ex baixista do Legião Urbana?

Onde anda Renato Rocha, ex baixista do Legião Urbana?

Há um ano, um programa de tv mostrou a dramática situação em que vivia o ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, que há 5 anos vivia nas ruas do Rio do Janeiro e enfrentava dificuldades após perder tudo o que conquistou com a música.

Pois, logo após a reportagem (onde o cara botou toda a mágoa e desespero para fora), foi encontrado pela família e amigos, recebeu o apoio necessário e se ergueu. Hoje vive em um lugarejo nas imediações do Rio (mais parece uma aldeia), guarda mágoas da banda e faz planos de voltar ao show-biz.

A poucos quilômetros dos arranha-céus da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, o músico de 49 anos, leva uma vida pacata numa casa velha de frente para o mar de Barra de Guaratiba. É num pedaço de paraíso que há dois anos ele vive com a mulher, Rafaela, 25 anos, e os dois filhos, Vitória, de três anos, e Renato, de três meses. Num vilarejo onde falta luz constantemente, Renato passa os dias se aventurando em cima de sua bicicleta. Em casa, não há tevê. O único elo com o mundo é um celular de cartão. Diferentemente dos tempos de baixista da Legião Urbana, quando varava noites em festas regadas a drogas e álcool. Daqueles anos, restou o rock’n’roll de Woodstock, cujo disco Rocha escuta cinco vezes ao dia. O hábito fez da filha fã de Janis Joplin.

O local onde, hoje, mora fica a mais de 200 metros mata adentro, sobre pedras, e a 50 metros do mar. Ali o músico se inspira e escreve letras de músicas para a banda Cartilage, que marcará seu retorno ao showbiz, depois de um exílio de 11 anos. Desde que o líder da Legião Urbana, Renato Russo, o demitiu por constantes atrasos, Rocha não tocou mais. Mudou-se para Curitiba e, três anos depois, para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Há dois anos, voltou a morar no Rio, com a quinta mulher, Rafaela, mãe de seus dois filhos.

Nesse tempo, se manteve só com royalties dos três discos que gravou com a Legião entre 1984 e 1989. São cerca de R$ 1.800 mensais. De volta ao Rio e sem lugar para morar, Rocha e a família ficaram acampados. Ele pediu a Dado Villa-Lobos, ex-companheiro da Legião, R$ 200 emprestados. “Foi a primeira vez que o procurei depois que saí da banda. Estava desesperado.”







Dinheiro só não lhe fez falta nos tempos de baixista. Nascido em São Cristóvão, zona norte do Rio, Rocha se mudou aos 9 anos com os pais e quatro irmãos para Brasília. O pai, sargento do Exército, e a mãe, professora, eram religiosos e só deixavam os filhos ouvir música clássica e gospel. Aos 12 anos, Rocha virou punk. Depois de tocar em bandas de rock de Brasília, ingressou na Legião para substituir Renato Russo no baixo. Russo tinha cortado os pulsos e perdera temporariamente os movimentos para tocar. “Foi quando passei a ter conta bancária”, conta. Com os cachês, comprou oito motocicletas, a maioria Harley Davidson.

O músico guarda, ainda, uma Mercedes 79 comprada no auge, e muitas mágoas da Legião. Segundo ele, Russo “era um chato que vivia em crise”, Bonfá, “um cara muito egoísta” e Dado, “uma pessoa de personalidade fraca”. Dado e Bonfá não quiseram polêmica com o antigo companheiro. Rocha diz que, na época, trocou a vida saudável pelas drogas. Antes, jogava vôlei e tinha sido vice-campeão brasileiro de queda de braço em 1978. “Eu e o Renato Russo só queríamos saber de cheirar cocaína e beber”, diz. Hoje, é bem diferente.
mas andes

Autor :

Aqui você adiciona uma descrição do criador do blog ou da postagem e add uma foto do autor para editar e só ir no html e localizar esse teste ok logo acima você vai ver o link da foto para você adicionar a sua ok Onde anda Renato Rocha, ex baixista do Legião Urbana?.
Compartilhar

Postagens Relacionadas

10 comentários

algumas declarações neste texto não são veridicos!!

Cara, que matéria lixosa, você diz que um ano atrás ele estava nas ruas, e depois diz que ele vive já dois anos com a esposa e filhos, olha a incoerência, e outra, ele é de 1961, então ele tem 52 anos, não 49, o que acontece é que você juntou uma matéria antiga com uma nova.. lixo.

Ele ainda guarda uma Mercedes 79? E quando morava nas ruas, esse carro ficou com quem??

por que ele não procurou outro serviço, se tem filho tem que acordar pra vida!!!!!!!!!!!!

O homem nasci livre e livre escolhe seus caminhos...

As drogas deixam o cara meio zuado

como é que pode uma coisa dessa, o cara pegou uma matéria de trocentos anos atras e publica aqui, o Renato ainda dorme nas ruas, antes de escrever alguma coisa procura saber a verdade primeiro cara

Parece verídico.

Sou fã da Legião Urbana a 23 anos e acho uma sacanagem oq fizeram com o Rocha.Ele e um ser humano e precisa de ajuda.Se ele deseja melhorar,precisa ser ajudado.

Sacanagem nada. Esse tal de Rocha achava que era o Rei e de que podia fazer o que quisesse. Perdi a conta da quantidade de vezes que ele faltava ou chegava atrasado nos shows. O cara era problemático prá caramba. Tanto é que ele já está com a quinta esposa e tem 52 anos. Isso não é normal.

Obrigado pelo seu comentário.
Por favor, assine nossas postagens e continue nos ajudando a melhorar este espaço.