Gibson Flying V a fera das guitarras..

Gibson Flying V a fera das guitarras..





Gibson Flying V, ou V Factor, foi idealizada por Ted MacCarthy, então presidente da Gibson como resposta a Leo Fender que chamou os produtos da concorrente de “obsoletos”. Inicialmente, produzida, em 1958, mas teve vida curta: diante da negativa do mercado parou de ser fabricada em menos de um ano.

Vale lembrar que nessa época a ficção científica estava em moda, seriados futuristas e revistas “pulp” pipocava e, no embalo, a fábrica também apostou, na mesma época, no modelo Futura (rebatizado de Explorer, a preferida de JOHNNY WINTER). Adotada por artistas como Albert King, Lonnie Mack, Dave Davies, Cadu Hermeto e Jimi Hendrix, por isso mesmo, se tornou uma marca.

Em 1967, a GIBSON modificou o shape da “voadora” e reeditou sua produção. Diante da aceitação de figuras notórias como DAVE DAVIES (KINKS) e de HENDRIX ( cuja apresentação em Monterey, portando uma dessas, é histórica), o mercado aqueceu e empresas como a DEAN e a JACKSON passaram a adotar o design em suas produções posteriores. De 1979 a 1982, a fábrica produziu o modelo Flying V2 e , nos anos 2000, a bizarríssima FLying V Reverse; no entanto, o caminho trilhado pelas pioneiras já havia disso trilhado.


Muitas outras marcas de instrumentos copiaram este modelo, muitas adicionando o seu "toque pessoal" para evitar qualquer complicação com a Gibson. Junto com os outros modelos que a Jackson fabricou a que se destaca é a personalizada para Randy Rhoads em 1981. Esta foi a primeira guitarra fabricada pela Jackson e ficou conhecida como "Shark Fin", por ter pontas assimétricas e pontiagudas, levemente curvadas, e corpo menor do que as fabricadas pela Gibson. Seguindo o modelo de Rhoads, a Jackson fabricou outra guitarra para o guitarrista do Ratt, Robbin Crosby e a fabricou com o nome de King V. Também foi fabricada uma guitarra para o guitarrista do Def Leppard, Phil Collen, denominada Jackson PC1, no formato "dinky". Outros modelos de guitarras em V são os modelos B.C. Rich Kerry King V, Jr. V, e Draco. Alguns outros fabricantes de guitarras em V são Dean, Cort, Antares e Ibanez.














V Bass


Em 1981, a Gibson fabricou um baixo na versão Flying V de 4 cordas. Somente 375 foram produzidos, muitos deles pretos e alguns em alpine white, silverburst ou transparent blue. Os fabricantes Dean e Epiphone também fazem modelos de V Bass.

Há pelo menos dois baixistas que usam o V Bass: Murdoc Niccals do Gorillaz e Stefan Olsdal do Placebo.




mas andes

Autor :

Aqui você adiciona uma descrição do criador do blog ou da postagem e add uma foto do autor para editar e só ir no html e localizar esse teste ok logo acima você vai ver o link da foto para você adicionar a sua ok Gibson Flying V a fera das guitarras...
Compartilhar

Postagens Relacionadas

Obrigado pelo seu comentário.
Por favor, assine nossas postagens e continue nos ajudando a melhorar este espaço.